prova indicará peça processual

XX Exame: prova prática indicará peça processual a ser elaborada

O Conselho Federal da OAB anunciou nesta quinta-feira, 7, que a partir do XX Exame de Ordem, previsto para ser aplicado em junho deste ano, o enunciado da prova prática já indicará qual a peça processual que deverá ser elaborada pelo examinando.

A decisão foi tomada em reunião realizada na sede do Conselho Federal da OAB nesta quinta-feira (7) entre o presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, o secretário-geral e coordenador nacional do Exame de Ordem, Felipe Sarmento, o diretor de mercado da FGV Projetos, Sidnei Gonzalez, e o coordenador acadêmico do Exame de Ordem pela FGV, Ricardo Couto. As duas entidades estão em permanente discussão para o aprimoramento da prova.

Dessa forma, o candidato não precisará mais indicar a peça na prova da 2ª fase do Exame, mas apenas elaborá-la. Segundo a OAB, o objetivo é otimizar o tempo para resposta e evitar polêmicas na fase de correção quanto à peça apropriada. Tal medida visa à melhor avaliação do conhecimento aprendido e da capacidade necessária ao exercício da advocacia.

Lamachia registrou que “a OAB tem o compromisso de empreender permanente aprimoramento do Exame de Ordem, em prol do credenciamento de profissionais capacitados para o pleno exercício do mister advocatício”. Gonzalez declarou que “a FGV entende que medidas como esta visam promover uma mais justa e real avaliação do conhecimento e capacidade do examinando que presta o Exame de Ordem”.

Sarmento disse que “a Coordenação Nacional do Exame de Ordem tem acompanhado de perto a elaboração e a aplicação das provas e está empenhada na evolução e aprimoramento do Exame, mediante inovações e melhorias em prol dos examinandos, visando o aprimoramento da avaliação dos futuros advogados”.

Gostaram da mudança?

Com informações de OAB