Manter Concentração prova OAB

6 Dicas práticas para manter a concentração nos estudos

/ 0 Comentários / 6 Visualizações /

Avalie esse post

Começar uma sessão de estudos não deve ser um problema para quem está se preparando para o XXI Exame de Ordem. Porém, alguns candidatos sentem dificuldade em manter a concentração.

 

Não tem jeito, para atingir alguns objetivos na vida, como passar na prova da OAB, é necessário manter o foco e ter disciplina. Para te ajudar nos estudos, separamos dicas rápidas para manter a concentração nos estudos:

 

1 – Desligue-se

Um dos maiores vilões da nossa concentração é a necessidade de se manter conectado o tempo todo. Por isso, quando for estudar, desligue-se um pouco do mundo. Isso inclui desligar o celular, telefone, televisão e qualquer outra forma de distração.

Alguns estudantes gostam de estudar com a televisão ligada ou com o celular no modo silencioso. Recomendamos que desligue esses aparelhos, pois qualquer ruído pode ser o suficiente para desprender seu foco. Faça uma coisa de cada vez, e, depois de terminar seus estudos, poderá utilizar esses aparelhos sem problema.

 

2 – Redes Sociais

Ficar nas redes sociais pode interferir negativamente nos seus estudos. Mesmo que você esteja procurando informações e grupos virtuais de estudo, é necessário ficar desconectado dessas plataformas enquanto estiver estudando.

 

3 – Resolva exercícios

Estudar somente a teoria pode se tornar tedioso. Por isso, pegue alguns exercícios para resolver. Quando estamos resolvendo um problema, ficamos mais concentrados e envolvidos.

 

4 – Hábito de estudar

Você deve criar dos estudos um hábito, ou seja, crie horário fixos de preferência. Faça um plano de estudos com os dias e horários para estudar. Se você criar essa rotina de estudos, logo seu cérebro irá se acostumar e se manterá concentrado durante aquele horário.

 

5 – Descanse também

Estudar é uma atividade a longo prazo, em outras palavras, não adianta querer estudar tudo de uma vez só. É aconselhável estudar aos poucos todos os dias, pois nosso cérebro também precisa de uma pausa, seja para descansar ou absorver o conteúdo aprendido.

É impossível manter o foco por horas seguidas, sendo assim, faça pausas de 15 a 20 minutos. Aproveite para tomar água, ir ao banheiro, se alongar e volte a se concentrar.

 

6 – Sono

Evite atividades ou alimentos que prejudiquem o seu sono. O cérebro precisa de uma boa noite de sono para memorizar os conteúdos e descansar. Não force seu sono, ficando acordado além do seu limite, seja assistindo televisão ou navegando na internet.

Além disso, também evite bebidas estimulantes durante a noite, como café ou energéticos.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *