anotações a mão

Anotações à mão ajudam na memorização do conteúdo, diz pesquisa

/ 0 Comentários / 137 Visualizações /

Avalie esse post

A tecnologia está no nosso cotidiano, por conta disso, é muito comum fazermos anotações no celular, notebook ou tablet. De acordo com uma nova pesquisa, talvez seja hora de voltar a utilizar o bom e velho caderno.

O estudo, publicado na revista “Psychological Science” indica que fazer anotações à mão é melhor para a memorização do que digitar.

 

O levantamento foi feita em duas universidades americanas (Princeton e UCLA), pelos pesquisadores Daniel Oppenheimer e Pam Mueller. Os alunos foram separados em dois grupos e colocados para assistir a uma palestras (sobre assuntos que não eram de conhecimento comum), sendo instruídos a fazer anotações da forma que quisessem, porém, ao primeiro grupo foi dado blocos de anotações e, ao segundo, notebooks.

 

Após assistirem a palestra, os estudantes fizeram uma exame com perguntas sobre os assuntos abordados. O resultado indicou que pessoas que anotaram à mão obtiveram um bom número de acertos nas questões, enquanto as que usaram os notebooks demonstraram uma compreensão consideravelmente menor dos temas abordados.

 

O teste também apontou que os alunos que tinham digitado as informações escreveram mais, enquanto os que usaram a caneta anotaram menos palavras.

 

A explicação, segundo os pesquisadores, foi que as pessoas que anotam à mão selecionam melhor as informações que vão passar no papel, além de prestarem mais atenção no conteúdo. Enquanto as que usam o notebook acabam anotando quase tudo o que está sendo dito, sem se atentar aos principais tópicos.

 

A conclusão dos estudiosos foi que quando precisamos realizar uma anotação é melhor utilizar as próprias palavras, pois fixa melhor o conteúdo na memória.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *