XXIII Exame da OAB - Edital Publicado

Confira abaixo os 10 principais pontos do XXIII Exame da OAB

10 principais pontos do XXIII Exame da OAB

  • Inscrições

    De 17h do dia 30/05 até 17h do dia 09/06, as inscrições são realizadas somente no site http://oab.fgv.br/, com taxa de R$ 260,00. O candidato deve escolher a área jurídica para a prova da 2ª fase, dentre as seguintes: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário. Para solicitar isenção da taxa de inscrição, o examinando precisa atender os critérios descritos no item 2.6 do edital de abertura.

  • Locais da Prova

    Os locais de prova são divulgados no site da FGV, de acordo com o cronograma do edital. O candidato deve conferir seu local de prova com antecedência para evitar atrasos no dia do exame.

  • Prova 1ª fase (formato, data, duração, principais temas)

    A prova da 1ª fase é composta por 80 questões objetivas acerca de diversos temas do Direito, como Ética e Disciplina da OAB, Direito Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho, entre outros. A aplicação da prova está prevista para o dia 23 de julho, das 13h às 18h.

  • Prova 2ª fase

    Os aprovados na 1ª fase, realizarão a prova prático-profissional em 17 de setembro, das 13h às 18h. O candidato deve identificar e desenvolver uma peça prática, além de responder 4 questões dissertativas, de acordo com a área do Direito escolhida no momento da inscrição.

  • Critérios de correção

    1ª fase: cada questão objetiva vale 1 ponto. Para ser aprovado, o candidato deve acertar 40 questões ou mais.

    2ª fase: a redação da peça profissional vale 5,0 pontos e cada questão dissertativa vale 1,25 ponto. A nota para aprovação precisa ser igual ou superior a 6,0 pontos.

  • Recursos

    Após a divulgação dos resultados preliminares, o candidato pode interpor recurso dentro do prazo estabelecido no edital e seguir as instruções contidas no Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos. As solicitações serão analisadas pela banca examinadora, que publica o resultado final, conforme datas previstas no cronograma geral.

  • Conteúdo programático da 2ª fase

    Todos os temas e assuntos que podem ser cobrados na prova da 2ª fase estão listados e divididos por disciplina no Anexo II do edital de abertura.

  • Materiais de consulta 2ª fase

    Saiba exatamente o que pode e o que não pode no material de consulta para a 2ª fase! Códigos, súmulas e leis liberados para consulta e como fazer as marcações corretamente, sem ser prejudicado, estão especificados no Anexo III do edital de abertura.

  • Reaproveitamento 1ª fase

    Reprovou na 2ª fase do XXII Exame? Você pode reutilizar o resultado da 1ª fase, mediante inscrição e pagamento de taxa, conforme instruções indicadas no edital complementar, previsto para ser publicado em 21/06.

  • Cronograma

XXIII Exame da OAB
Edital Completo